Visita guiada da Frente da Moda Mineira - Minas Trend 2025
Texto por Marianna Mastrogiovanni
Tivemos a oportunidade de participar de uma visita guiada especial no Minas Trend, conduzida pela Frente da Moda Mineira e saímos de lá com muitos insights sobre inovação, tradição e propósito no setor.Nosso guia explicou tudo sobre como funciona o evento e como são escolhidos os estandes. A novidade deste ano é a presença de um setor masculino, que chega pequeno, mas marcante.
Fomos convidados a conhecer marcas que trabalham diretamente com a FMM e a história por trás de suas criações. A primeira foi a Contos de Gaya, marca infantil que usa histórias como tema de suas coleções. Conhecemos também um espaço dedicado a quatro marcas que tiveram a Frente da Moda Mineira como parte de sua formação e essência. Foram elas: Cleo Schanen, Savre, Zin e Lulanna. Para nós, o que elas têm em comum e que foi muito comentado ao longo da visita é o uso da tecnologia para melhorar os tecidos, os cortes e até evitar desperdícios. Em todas as marcas há uma história afetiva, mas também existe uma preocupação com materiais e processos que fazem a diferença. E esse cuidado parece ter vindo também da FMM.
O passeio terminou com uma conversa entre os presentes sobre quais são os próximos passos da FMM em 2025. É muito valioso ver o cuidado que todos têm com a moda local e sua preocupação com o equilíbrio entre as técnicas tradicionais e as novas tecnologias. A moda mineira é marcada por técnicas tradicionais bastante conhecidas, mas carregamos também um espírito inovador. E é bom ver como esses dois extremos podem andar juntos de forma saudável e com sentido. Pudemos ver isso de perto, e foi muito impactante.