MÚSICA, DANÇA E GASTRONOMIA TÍPICAS, NESTE DOMINGO, NA VI FESTA CHILENA, EM BH
O maior encontro cultural do Chile no Brasil promete transformar a Faculdade Arnaldo em uma celebração marcante pelas riquezas da arte, tradição e boa gastronomia daquele país.
Chegou o momento de trazer o Chile, novamente, para o coração de Belo Horizonte com a aguardada Festa Chilena, que retorna este ano em sua sexta edição prometendo uma celebração inesquecível de cultura, música, dança e gastronomia chilena para a capital mineira. A festa que conquistou os belo-horizontinos acontece hoje,dia 01, das 10h às 18h, em novo local, a Faculdade Arnaldo, escolhida para acolher com segurança e conforto o evento que cresceu e está ainda mais estruturado para receber o público.
Para esta edição, a diversidade sonora é a promessa do evento, já que foi preparada uma jornada musical marcante com apresentações ao vivo de grandes bandas latinas e caribenhas, incluindo a Sonora Banda, Fran y Los Budas e Los Guachacos. A famosa Cueca, dança típica do Chile, também vai marcar presença com o talentoso casal Alini e Javier, da Expresión Cuequera, nacionalmente reconhecidos por suas performances artísticas. Além deles, as incríveis performances circenses do Galo Valente prometem surpreender e entreter o público. "Trata-se da maior comemoração chilena no país", garante Gustavo Tavares da Gás Produtora, que está à frente da produção executiva da festa.
A gastronomia chilena estará em destaque, com pratos típicos como empanadas, choripanes, anticuchos, pastel de choclo (eleita a melhor comida de travessa do mundo pelo guia TasteAtlas), sopaipillas, ceviches, completos e deliciosos doces tradicionais. Os visitantes também terão a oportunidade de degustar dois pratos inspirados na gastronomia chilena preparados pelos grandes chefs mineiros, Lino Ramos (idealizador do evento) e Juliano Caldeira. A diversidade das bebidas chilenas também vai estar presente com cervejas artesanais e uma cuidadosa seleção de vinhos, destacando a importância do Chile como produtor mundial da bebida. E, é claro, não poderia faltar o Terremoto, o famoso drink chileno feito com pipeño (vinho branco adocicado) e sorvete de abacaxi.
Lino Ramos, idealizador do evento, compartilhou seu entusiasmo sobre a VI edição do evento na cidade: "Essa festa nasceu do amor pelo Chile e pela sua cultura rica e diversificada. É uma celebração que visa não apenas encantar os mineiros com as maravilhas chilenas, mas também unir pessoas em torno do amor pela arte, música e gastronomia. Estamos ansiosos para receber todos vocês na nossa sexta edição e prometemos uma experiência incrível, repleta de sabor, música e alegria”, promete Lino.
Os ingressos podem ser adquiridos a preços acessíveis: R$20 com a doação de 1kg de alimento, incluindo um EcoCopo e uma bebida (entre chopp e um drink exclusivo criado pela Awery Drinks, com ingredientes que homenageiam o Chile); ou a opção de R$10 com a doação social de 1kg de alimento, que também garante um EcoCopo (meia-entrada). Todos os alimentos arrecadados serão doados para a instituição LBV - Legião da Boa Vontade
A VI Festa Chilena de BH é realizada pela Quina do Lino, com produção executiva da Gás Produtora e apoio institucional do Minueto Centro Musical, Livre Viagens e Turismo, Frente da Gastronomia Mineira, Abrasel, Emater e Consulado do Chile em Belo Horizonte. O evento conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.
Para obter mais informações sobre a VI Festa Chilena de BH, acesse o Instagram: @festachilenadebh.