" />
01/12/2025 às 00:24

BH SE TRANSFORMA NA CAPITAL DA CERÂMICA DE 5 A 8 DE DEZEMBRO

3
3min de leitura

Feira celebra 38ª edição com programação 100% gratuita no Mercado Central

A já tradicional Feira de Cerâmica de Minas Gerais chega à sua 38ª edição de 5 a 8 de dezembro no Mercado Central em Belo Horizonte, com entrada gratuita. Em 2025, o evento celebra o marco de 26 anos valorizando a cerâmica artesanal, reunindo artistas, mestres, iniciantes, fornecedores e amantes da cerâmica em um dos encontros mais importantes do segmento no Brasil.

Ao todo, serão 52 ceramistas mineiros, representando a diversidade de técnicas, estéticas e trajetórias que compõem o panorama da cerâmica no estado. O público encontrará peças utilitárias, esculturais, decorativas, autorais e contemporâneas, além de demonstrações, palestras, oficinas e lançamentos.

“Mais do que uma mostra de trabalhos, a Feira de Cerâmica de Minas Gerais tornou-se um ponto de encontro entre arte, técnica, amizade e colaboração, fortalecendo o vínculo entre criadores, fornecedores e público. É um espaço de trocas, formação e celebração da cerâmica como expressão artística e cultural”, explica Rodrigo Paiva, um dos curadores deste ano.

Neste ano, participam artistas de cidades como Belo Horizonte, Nova Lima, Rio Acima, Brumadinho, Serra do Cipó, Nova Era, Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Betim, Esmeraldas e Igarapé em Minas Gerais, além de Paraty (RJ) e Florianópolis (SC). 

Novos Talentos

Um dos destaques desta edição é a área especial voltada para Novos Talentos, ceramistas em formação ou em início de carreira. A ideia é fortalecer o futuro da cerâmica mineira, reunindo seis artistas selecionados: Arandu Ateliê; Ateliê Luminar; Bruna Leite – Rumo Cerâmica; Gi Benicia Cerâmica e Porcelana; Me Chama de Artista, além de Sabrina Damas. 

A iniciativa amplia a diversidade estética da feira, incentiva a renovação do setor e abre portas para jovens criadores.

Programação

Em 2025, nomes de referência nacional e internacional participam de palestras, demonstrações e conversas abertas ao público. Aproveitando o feriado da segunda-feira (08/12), a feira ampliou sua duração. Confira: 

05/12, sexta-feira:

17h: Abertura com os ceramistas Erli Fantini e Emmanuela Tolentino com uma palestra sobre o tema: fornos a lenha de alta temperatura

06/12, sábado:

10h: Oficina de Cerâmica para crianças – gratuito

(10 vagas com inscrição no local)

10h30: Fernando Poletti lança o livro “Manual de Construção da Cabeça Humana” e demonstração de escultura ao vivo

14h: Tito Tortori realiza a palestra: Esmaltes cerâmicos: mágica ou ciência?

Entendendo o princípio básico da formação de superfícies vítreas.

15h: Palestra Internacional com o Professor José Luiz de Almeida Silva sobre “A Cerâmica e a Azulejaria no Mundo: Uma visão da Azulejaria e Cerâmica Artística em Portugal; um projeto para a internacionalização da Cerâmica de Minas Gerais” - com mediação de Paulo Rogério Lage, da Saramenha Artes e Ofícios (Ouro Preto, MG)

07/12, domingo:

10h: Cecília Vecchi fala sobre Criatividade com Direção: como transformar o fazer cerâmico em expressão e identidade

11h às 13h: Flávia Pircher apresenta Monoqueima: técnica, mitos e possibilidades - fundamentos técnicos e demonstração ao vivo

13h: Luciana Rena fala sobre Caminhos de Antônio Cordeiro Na Trilha da Cerâmica

Antônio Cordeiro, um dos grandes nomes da cerâmica no Brasil, dedicou 16 anos à pesquisa e criação, impulsionando a cerâmica em diversas cidades. 

08/12, segunda (feriado):

10h: Daniel Quintão da Oficina Terra (Nova Era/MG) fala sobre a implementação de uma oficina de cerâmica na fazenda, seus desdobramentos e adaptações a partir das surpreendentes demandas locais, individuais e coletivas

11h30: Flávia Santoro faz uma exibição de vídeos sobre a exposição Transmutação, além das técnicas de Buraco e Esculturas a partir do torno. Em seguida, roda de conversa sobre as respectivas técnicas.

A 38ª edição marca a estreia da nova coordenação, formada pelos artistas Carol Bonds, Emi Vieira e Rodrigo Paiva, que assumem o compromisso de renovar e fortalecer a experiência da feira. Além de todo o planejamento e produção do evento eles são responsáveis pela curadoria dos ceramistas participantes.

A Cerâmica Cersil é a patrocinadora oficial em 2025, reforçando o compromisso com a valorização do fazer cerâmico mineiro e com o desenvolvimento profissional de artistas e ateliês.

Serviço

38ª Feira de Cerâmica de Minas Gerais

Local: Mezanino do Mercado Central de Belo Horizonte

Av. Augusto de Lima, 744 – Centro

Data: 5, 6, 7 e 8 de dezembro de 2025

Horário:

Sexta (5/12): 9h às 19h (acesso ao Mercado até 18h)

Sábado (6/12): 9h às 19h (acesso ao Mercado até 18h)

Domingo (7/12): 9h às 15h (acesso ao Mercado até 13h)

Segunda/feriado (8/12): 9h às 15h (acesso ao Mercado até 13h)

Entrada e programação gratuitas

+ Informações: pelo Instagram da feira @feiradeceramicamg

📷 João Drickson

01 Dez 2025

BH SE TRANSFORMA NA CAPITAL DA CERÂMICA DE 5 A 8 DE DEZEMBRO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

artesanato feiras mercado central

Quem viu também curtiu

22 de Nov de 2024

FEIRA DE CERÂMICA DE MINAS GERAIS COMPLETA 25 ANOS

11 de Nov de 2024

Coco Bambu Anchieta oferece ceia de Natal e Réveillon

22 de Nov de 2024

CESTAS DE NATAL ARTESANAIS NO ARMAZÉM DA DONA LUCINHA