Entrevista com Patricia Sardinha e Fernanda Granato
Founders da Logoon
Entrevista realizada por Diego Ferreira
Criando valores e relações com marketing na capital mineira
As agências de marketing em Belo Horizonte têm uma grande oportunidade de criar valor e construir relações sólidas ao adotar estratégias que equilibrem inovação e proximidade com o mercado local. A cultura mineira valoriza conexões autênticas, o que torna essencial um marketing focado em storytelling, experiência do cliente e envolvimento com a comunidade. Além disso, a capital mineira abriga um ecossistema dinâmico de startups, empresas tradicionais e negócios criativos, permitindo que as agências estabeleçam parcerias estratégicas e desenvolvam campanhas que traduzam a identidade local para um público mais amplo. Apostar em conteúdo relevante, redes sociais e eventos presenciais fortalece o networking e gera impacto duradouro para marcas que buscam se destacar na região.
Para saber mais sobre o mercado de marketing em Belo Horizonte realizei uma entrevista com Patricia Sardinha e Fernanda Granato, Founders da Logoon. Confira o bate-papo repleto de insights.
Como começou o interesse de vocês pelo mercado de comunicação e marketing? Compartilhe um pouco da jornada de vocês até chegarem na concepção da Logoon.
Eu me formei em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, e a Patrícia em Relações Públicas. Trabalhamos juntas em uma empresa de tecnologia por 10 anos, atuando como uma in-house, uma área de marketing que ia desde o digital até relacionamento, endomarketing e diversas atividades de apoio ao comercial, incluindo feiras e eventos. Iniciamos a Logoon com clientes mais voltados para o mercado B2C, profissionais liberais e pessoas da nossa rede de relacionamento. Nesse período, percebemos um gap no mercado: faltavam empresas que apoiassem executivos e diretores na gestão de marketing, atuando como uma verdadeira cadeira de marketing dentro dos negócios. Muitas vezes, os diretores têm dificuldades em lidar com múltiplos fornecedores. E eu sempre digo: quando montamos um negócio, abrimos uma empresa com aquilo que sabemos fazer, mas a empresa exige muito mais de nós. Exige habilidades com pessoas, contabilidade/financeiro, marketing, relacionamento com clientes, entre tantas outras demandas. Esse é um dos grandes desafios dos pequenos e médios empresários, e a Logoon surgiu para preencher essa lacuna.
Atualmente o mercado de marketing é muito competitivo em Belo Horizonte. Compartilhe os principais diferenciais da Logoon e como vocês impactam o mercado mineiro
Atuamos como uma verdadeira cadeira de marketing, apoiando diretamente a diretoria nas decisões estratégicas do negócio. É essencial que as empresas entendam que o marketing impacta toda a empresa e deve atuar em conjunto com todas as áreas. Acredito que um dos nossos grandes diferenciais está na nossa cultura, baseada em valores e relações. Para nós, isso vai muito além da nossa tagline. Realmente nos envolvemos no negócio, opinamos na construção do orçamento anual, garantimos que a proposta seja cumprida e, muitas vezes, falamos verdades que podem ser difíceis de ouvir. Mas esse é um diferencial importante: trazemos uma visão holística do negócio. A Fernanda sempre reforça isso, e é uma grande verdade: marketing é um quebra-cabeça. Ele não se resume ao digital, mas envolve relacionamento, participação em feiras e eventos, brindes estratégicos, endomarketing e ações offline. Nosso trabalho é garantir que todas essas peças se encaixem para construir marcas fortes e consistentes.
Quais foram os principais desafios enfrentados na jornada de crescimento da Logoon? Compartilhe alguns ensinamentos que fizeram vocês continuarem em processo de ampliação no mercado.
Aproveite para compartilhar com o nosso público as principais conquistas da Logoon em 2024. Alguma vitória que realmente é inesquecível?
Vimos que a Logoon tem um podcast! Compartilhe mais sobre a concepção dessa ideia e como esse formato de mídia impacta positivamente no trabalho que vocês desenvolvem.
✔ Cortes para redes sociais
✔ Audiovisual para o YouTube
✔ Áudio para plataformas especializadas
✔ Material para cross-selling com marcas parceiras
Nos últimos anos, o formato cresceu muito no Brasil. Há opções mais longas, com conversas soltas, e mais curtas, com conteúdos direcionados. Ou seja, é um formato versátil que atende a diferentes públicos e objetivos.
Com certeza vocês tem uma jornada incrível e repleta de insights importantes para profissionais de marketing em Belo Horizonte. O que podemos esperar da Logoon em 2025?
Para 2025, estamos projetando um crescimento ainda maior no audiovisual, trazendo conteúdos que ampliem as trocas dentro do nosso ecossistema. Grandes marcas estarão nos próximos episódios do nosso podcast e em diferentes formatos de conteúdo. Também teremos presença forte em eventos de relacionamento, porque acreditamos que é nesses espaços que as relações se tornam tangíveis e duradouras.
Aproveite para deixar um recado final para o público da Revista BH in Press que gosta de acompanhar o mercado da economia criativa em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.
Belo Horizonte tem se destacado cada vez mais no cenário da economia criativa. Nosso povo sempre teve essa habilidade, e agora, com mais conectividade e novos formatos de produção, as oportunidades só crescem. Os eventos têm sido um grande ponto de conexão, materializando as trocas entre marcas e profissionais. Espero encontrar os leitores da Revista BH in Press nos próximos eventos de Beagá!
Links para o trabalho da Logoon
Podcast da Logoon: Canal ON: https://open.spotify.com/show/3rfnyq76h1nyVjSh4xzG4I?si=86bb29258159467f
Company page no Linkedin: https://www.linkedin.com/company/logoon/posts/?feedView=all
Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira