Entrevista com Mirella Muñoz
Especialista em Marketing e Performance na Constance Calçados
Entrevista realizada por Diego Ferreira
Descubra mais sobre o marketing de moda e a atuação da Constance Calçados no mercado
Marketing de moda envolve a promoção e venda de roupas, acessórios e outros produtos relacionados ao estilo. Ele abrange a criação de estratégias para atrair e engajar consumidores, utilizando diversos canais como mídias sociais, desfiles, influenciadores digitais e campanhas publicitárias. O objetivo é não apenas vender produtos, mas também construir uma marca forte e desejável, alinhada com as tendências e os valores do público-alvo.
Esse tipo de marketing exige um profundo entendimento das dinâmicas do mercado de moda, comportamento do consumidor e inovações constantes para se manter relevante e competitivo! Entrevistei a Mirella Muñoz que falou sobre sua atuação com marketing no mercado fashion e sua atuação na Constance Calçados. Confira!
Como começou seu interesse pelo setor da moda? Compartilhe com a gente o início da sua jornada profissional até chegar na sua atuação na Constance Calçados
Bom, o meu interesse pela moda começou na infância e de uma maneira muito natural. Eu nasci e fui criada em um lar criativo, cultural e de artistas. E na minha casa, nós tínhamos atividades em família muito diferentes do comum como pintar, brincar com argila, e afins. Mas se eu fosse escolher exatamente um momento que me despertou o interesse pela moda, ou alguém, foi a minha mãe. A nossa interação sempre foi muito forte e ela quem me despertou o meu fascínio pela costura, por tecidos, moldes e por ser a minha companheira fiel para assistir os desfiles no canal E! na tv a cabo da época.
Ao longo do tempo, fui desenvolvendo esse interesse de várias formas, até que aos 14 anos eu comecei a trabalhar como assistente fotográfica com a minha irmã. Foi como assistente fotográfica que ampliei meus olhos para as diversas áreas da moda e principalmente, a conhecer pessoas. Aos 15 criei um blog que falava sobre história da moda, de uma forma curiosa e pertencente a este mundo.
Daí em diante, a moda sempre fez parte da minha vida em suas mais diversas áreas. Trabalhei em confecção sendo auxiliar de produção, depois com vendas, participei de grandes eventos como Minas Trend, Startups e oportunidades foram surgindo. Dessas oportunidades pude trabalhar com algumas marcas mineiras, que me desenvolveram na área de marketing desde a produção executiva até ecommerce, sendo uma delas a Constance, na qual faço 03 anos em Agosto deste ano.
Entrei na Constance em 2021 como Analista de Marketing Sênior, focada em produção de conteúdo e gestão de Rede Sociais, e durante esse tempo fui me destacando em Conteúdo, Performance e CRM, setores que hoje eu lidero com um time de 06 pessoas
O mercado da moda é repleto de oportunidades e desafios! Compartilhe com a gente os principais desafios em atuar com fashion marketing e como se destacar nesse mercado
O mercado da moda tem seus desafios como qualquer outro segmento, mas ele te permite ser ousado, criar conexões e te proporcionar oportunidades para você não passar despercebido. Basta você utilizar isso a seu favor, sem abandonar os seus valores e caráter. Eu costumo dizer que o segmento de moda é para quem não tem “tempo ruim”, quem quer se desenvolver, quem gosta de trabalhar e principalmente do caos, porque é onde tudo acontece ao mesmo tempo, independente de B2B ou B2C. Então, não tenha medo de abraçar as oportunidades que surgirem, de desempenhar novas funções, porque é a forma que esse segmento desenvolve os profissionais, ampliando suas experiências e o seu conhecimento.
Aproveite para compartilhar também algumas das suas principais conquistas profissionais atuando com fashion marketing e no setor da moda
Bom, ao longo desses quase 15 anos no mercado, eu diria que a minha primeira conquista foi quando voltei a trabalhar numa confecção numa marca mineira ali no Prado, que é um bairro que respira moda. Na época eu estava finalizando o meu TCC na faculdade, trabalhava como Customer Sucess em uma startup, e apesar de gostar do que fazia na época, eu queria voltar a trabalhar em fábrica, numa marca. E eu consegui. Eu fiquei deslumbrada, era tudo o que eu queria. Voltar a trabalhar tendo contato com o desenvolvimento de coleções, com a confecção, respirando moda. Nessa oportunidade pude criar conexões com grandes parceiros em fotografia, fornecedores, agências, influenciadoras, me desenvolvi com o time comercial, tive meu primeiro contato com mídia digital, ajudei a criar conceito. Enfim, foram muitas oportunidades e que a partir dessa conquista, muitas outras vieram como a minha promoção em 2023 para Especialista em Marketing e Performance na Constance.
Fale mais sobre seu trabalho na Constance Calçados e sobre a história desta empresa de origem mineira. Aproveite e fale mais sobre o que podemos esperar mais da Constance em 2024?
Atualmente eu trabalho no setor de marketing, focada em Conteúdo, Redes Sociais, Performance e CRM. Toda a comunicação textual da Constance passa por mim, desde um e-mail de “Seu pedido saiu para entrega!” até release do conceito da coleção. Faço roteiros, briefings, auxílio na comunicação 360° da marca em todos os canais e pensando na melhor produção de conteúdo para cada um. Faço a gestão de todas as Redes Sociais da marca, todas as métricas e KPIs, direciono o conteúdo, abordagens e motes com o time.
Performance eu abracei desde o primeiro momento que pisei na Constance, devido a produção de conteúdo e também a minha expertise na área. Hoje além da performance como marca, branding, eu também oriento o time em relação às redes sociais e mídia paga das franquias, acompanhando todas as métricas dessa frente.
E por último, mas não menos importante, lidero o time de CRM direcionando estratégias e a comunicação com nossos clientes e oportunidades, de forma assertiva e coerente com a sua jornada, entendendo o seu comportamento em cada canal: loja física, ecommerce, WhatsApp, B2B, entre outros. Este também acompanha todos os indicadores para cada ação, mas principalmente a participação em faturamento. Mas como falei lá no início, marketing de moda é caótico, então quando precisam de alguma ajuda, mesmo que em setores que não tenho atuação direta, estou envolvida de alguma forma, mesmo que seja para um “pitaco”. E esse é o mais legal da Constance. Sempre tem espaço para você dar a sua opinião ou participar de algum projeto.
A Constance é uma marca mineira que está há 20 anos no mercado, com mais de 280 lojas pelo Brasil, e-commerce e mais de 800 parceiros multimarcas. Só em 2023, nós crescemos 20% em faturamento, 14% em número de lojas e foram quase 4M de clientes únicos e a Deborah Secco como embaixadora. As projeções de marca são só positivas, e em 2024 vocês podem esperar muitas novidades, principalmente para o lançamento da coleção de Verão 25. É o máximo que posso falar hahaha.
Compartilhe com a gente as principais conquistas da Constance calçados no mercado da moda mineiro e pouco sobre as características que tornam o marketing da empresa tão interessante para os clientes.
A Constance nasceu com o objetivo de proporcionar uma nova experiência de compra para as mulheres, de forma democrática e com custo benefício. Na minha visão, a capilaridade de lojas em todas as regiões do Brasil, e em cidades onde a concorrência não atua, é a principal conquista da marca hoje. Para vocês terem uma ideia, em MG nós somos a maior rede de franquias no segmento.
Falando como marketing agora, não existe nenhuma outra marca com o nosso modelo de negócio, em que temos closets separados por numeração com todos os modelos de calçados disponíveis para o cliente se sentir à vontade em experimentar o que desejar. Além disso, a nossa grade de numeração é do 33 ao 42, com um mix de mais de 400 modelos entre bolsas, calçados, acessórios (como palmilhas, calcanheiras, carteiras), preços e qualidade imbatíveis.
Aproveite para deixar um recado final para o público da Revista BH in Press que gosta de acompanhar o mercado da economia criativa em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.
Queria agradecer a oportunidade de contar um pouco sobre a minha história e trajetória na moda, e principalmente para falar um pouco sobre a Constance. Para quem gosta de acompanhar sobre o mercado mineiro e sobre moda, apóiem a marcas locais! Belo Horizonte é a fonte do sucesso de muitas marcas conhecidas, seja no estilo, no marketing ou no comercial. E vocês fazem parte da nossa cadeia que não só movimenta a economia, mas gera renda para muitas famílias. Um beijo!
Movimentando o mercado fashion em Belo Horizonte
Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira