Entrevista com Michelle Almeida
Founder da 8M Consultoria - Marca, Cultura e Estratégia
Entrevista realizada por Diego Ferreira
Como a consultoria tem um impacto importante em diversos setores do mercado
A consultoria tem um papel estratégico em diversos setores do mercado porque oferece uma visão externa, técnica e direcionada para solucionar desafios, otimizar processos e acelerar resultados. Seja em inovação, gestão, marketing ou expansão, contar com especialistas pode ser o ponto de virada para empresas que buscam crescer com inteligência e propósito. Para saber mais sobre esse tema realizei uma entrevista com a Michelle Almeida. Confira o bate-papo repleto de insights.
Como começou seu interesse pelo setor de consultoria? Compartilhe mais sobre o início da sua jornada
Meu interesse pela consultoria nasceu do fim de um ciclo. Após 21 anos no mundo corporativo, sendo promovida, reconhecida e liderando áreas estratégicas em grandes empresas, fui demitida pela primeira vez. Foi um baque, mas também um convite para ressignificar minha trajetória. Percebi que o que mais me realizava não era apenas entregar resultados ou gerir grandes equipes, mas fazer isso alinhada aos meus valores. Queria continuar transformando ideias em ação, mas com liberdade, autonomia sobre minha agenda e presença ativa na vida da minha família. Nesse processo, passei a colaborar nos negócios do meu irmão e enxerguei uma nova forma de atuar: com visão, método e propósito. Assim nasceu a 8M Consultoria fruto de uma demissão que virou ponto de virada. Hoje, ajudo empresas a tomar decisões com consciência, liderar com verdade e colocar a estratégia para rodar com consistência.
Fale mais sobre a 8M Consultoria! Qual impacto da iniciativa no ambiente de empreendedorismo em Belo Horizonte?
Nossos números até aqui:
• 17 empresas com planos estratégicos personalizados
• +2000 pessoas impactadas em processos de gestão e liderança
• 12 mentorias executivas realizadas em 2024 e 2025

Consultoria é algo essencial na jornada de crescimento de empresas e também para lidar com diversos desafios. Quais seriam os principais desafios das empresas em Belo Horizonte no mercado atual?
De acordo com a sua experiência de mercado, o que um consultor precisa para de fato deixar um impacto positivo nos negócios e fazer toda a diferença?

Com certeza você é uma profissional com muitas conquistas e desafios! Compartilha com a gente as principais vitórias da sua jornada profissional e também desafios que precisou enfrentar.
Uma das maiores conquistas foi conquistar a gestão da minha agenda. Empreender não é trabalhar menos, mas é poder estar mais presente para quem importa e viver com coerência entre o que acredito e o que entrego. Outra grande vitória é ver a 8M se tornar referência para quem realmente decide nas empresas. Já atuei em negócios que viam a consultoria como “última tentativa” e, meses depois, estavam crescendo com consistência. O maior desafio foi assumir meu nome como marca. Sair dos bastidores, me expor, me posicionar com autoridade foi difícil, mas necessário. Hoje, liderar com verdade também significa ocupar esse lugar com coragem.
Você atuou muitos anos no mercado de moda! Compartilhe com o nosso público sua jornada no setor, desafios, conquistas e como você enxerga o mercado fashion mineiro em 2025.
A moda mineira é criativa, autoral e potente. Mas ainda precisa avançar em gestão, profissionalização e escalabilidade. Em 2025, vejo um cenário mais maduro, com marcas enxutas, mais conectadas ao consumidor e mais abertas à inovação sustentável. Consultorias serão essenciais nesse processo. O setor de moda artesanal e autoral em Minas cresce com força: são mais de 72 mil micro e pequenas empresas e cerca de 141 mil MEIs vinculados ao segmento, respondendo por 17,6% da produção industrial mineira e por cerca de 13% dos empregos formais segundo a balcaonews.com.br-Fiemg Na última edição do Minas Trend, realizada em Belo Horizonte, 151 marcas participaram do evento, que atraiu mais de 5 000 visitantes e gerou cerca de R$ 27 milhões em negócios fonte; Fashion à Porter eCenário Minas

Aproveite para deixar um recado final para o público da Revista BH in Press que gosta de acompanhar o mercado da economia criativa em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.
A economia criativa de BH pulsa e a criatividade é um ativo valioso. Mas, sozinha, não basta. É preciso gestão, estratégia e coragem para tomar decisões difíceis. Minha dica é simples: transforme sua visão em plano, e o plano em rotina com método, indicadores e propósito.
Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira
