Entrevista com Franciely Martins

Gestora do Minas Trend

Entrevista realizada por Diego Ferreira

 

Conheça as conquistas e desafios de um dos maiores evento de moda da América Latina e como o Minas Trend destaca a moda mineira para o mundo

 

De 16 a 18 de abril, Belo Horizonte vai ser palco da 31ª edição do Minas Trend, o evento é realizado em locais icônicos da capital mineira, como o Minascentro, o Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), o P7 Criativo e espaços do Circuito Liberdade, além do ambiente virtual.

A semana da moda vai envolver mais de 30 atividades como palestras, talks e workshop, dando oportunidade para que todos participem deste movimento. Realizei uma entrevista com a Franciely Martins, ela é gestora do Minas Trend e contou sobre os desafios, conquistas e o impacto que esse evento histórico tem no mercado de moda. Confira o bate-papo que ficou incrível.

 

Como começou seu interesse pelo setor da moda em Minas Gerais? Compartilhe com a gente o início da sua jornada profissional até chegar na sua atuação no Minas Trend

Sou formada em Administração Pública pela Universidade Federal de São João Del Rei e em 2009 entrei para a FIEMG. Após uma especialização em Licitações e Contratos, integrei a equipe de Inteligência de Compras na área corporativa e por meio desta atuação passei a fazer parte da equipe de trabalho do Minas Trend, que estava sendo estruturado dentro das características de um projeto de negócios, onde participei ativamente na aplicação de métodos que resultaram no alcance da sustentabilidade financeira. Em 2020, após uma especialização em Gestão de Projetos, assumi, em plena pandemia, toda a gestão do evento. O amor pela indústria e por fazer a diferença na vida das pessoas por meio do fomento da renda, que faz parte da missão institucional da FIEMG, despertou todo o meu interesse pelo setor.



 

Como surgiu a ideia do Minas Trend? Conte um pouco sobre a história do evento em Belo Horizonte que virou um ícone para a economia criativa no Brasil


O Minas Trend surgiu primordialmente para fomentar a indústria da moda mineira, com o objetivo de aproximar fabricantes e lojistas.

Foi pioneiro ao reunir, no mesmo espaço, expositores de vários segmentos, como vestuário, calçados, bolsa, joias e acessórios, o que facilitava em muito a compra pelos lojistas, pois ele encontrava tudo o que procurava no mesmo lugar. Um grande encontro de toda a cadeia da indústria da moda, proporcionando grandes oportunidades e bons resultados para todos.

Além disso, integrado ao salão de negócios, o Minas Trend preza por uma rica programação de conteúdos, promovendo o intercâmbio, a troca de conhecimento e integração entre profissionais, capacitando quem já está na área e também futuros profissionais do setor.

Já são 31 edições movimentando a cadeia da moda em Minas Gerais.



 

Quais foram os principais desafios enfrentados na idealização e crescimento do Minas Trend até hoje? Aproveite e fale mais sobre o que aprendeu com esses desafios


 

Acho que o principal desafio enfrentado até hoje foi durante a pandemia, quando tivemos que suspender três edições de um evento primordial para as vendas do setor.Na época, fizemos diversos estudos e busca de alternativas para viabilizar os negócios. Precisávamos manter as marcas trabalhando neste período, mesmo sem a previsão de quando retornaríamos com a normalidade. Então, o meio digital foi o caminho encontrado, o que nos possibilitou inclusive, fazer um evento híbrido quando retomamos as edições no pós-pandemia.


Quando voltamos, o principal desafio foi atrair as marcas que passavam por dificuldades e também os lojistas, que estavam com grandes estoques, poucas perspectivas de vendas e ainda com o receio de viajar para o evento. Fizemos as adaptações necessárias, com uma programação totalmente online, a opção de compras por uma plataforma digital, além de agendamentos de visitas com hora marcada. E mesmo diante de todas as dificuldades, a edição foi considerada pelos participantes um grande sucesso, um importante impulso para o setor. O aprendizado que fica é que estamos em constantes mudanças e que precisamos manter nossa resiliência e olhar atento para o mercado.




 

Compartilhe com a gente algumas conquistas que o Minas Trend alcançou para o mercado de moda de Minas Gerais. Aproveite e fale um pouco sobre o perfil dos empreendedores e das marcas que fazem parte do Minas Trend.


 

Por todo o seu pioneirismo, desde quando surgiu, o Minas Trend mudou por completo o calendário da moda brasileira e segue firme no posto de maior salão de negócios da América Latina. Para um evento que tem mais de 16 anos, com duas edições por ano, tem o compromisso de movimentar a indústria da moda do estado e toda a cadeia.


Além disso, lançou várias marcas hoje mundialmente famosas e abriu oportunidades de negócios para tantas outras. Nesta edição teremos 11 marcas de vestuário que participam pela primeira vez, com uma moda autoral, sustentável e manual. O Minas Trend é uma vitrine para lançamento de marcas e plataforma para o crescimento dos negócios. É patrimônio de Minas Gerais e do setor. Na semana que acontece o Minas Trend, toda a cidade respira o evento, uma vez que ele também movimenta os negócios de hotelaria, gastronomia e turismo.



 

O que podemos esperar da edição 2024 do Minas Trend em Belo Horizonte? Em breve a capital mineira vai respirar moda e queremos saber um pouco mais sobre o que vamos encontrar


 

 

Para esta edição teremos várias novidades. Uma delas é o setor infantojuvenil estreando no salão de negócios. Teremos também cerca de 50 novas marcas participando do evento, um recorde. A programação intensa de palestras e workshops gratuitos, em locais icônicos da cidade, como o Museu da Moda, P7 Criativo e Circuito Liberdade. Muita informação e cultura para quem participar conosco.



 

Aproveite para deixar um recado final para o público da Revista BH in Press que gosta de acompanhar o mercado da economia criativa em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.


 

Agradecemos a abertura e espaço para falarmos do Minas Trend, é muito importante para nós termos canais como o de vocês para reverberar tudo que acontece no evento, pois é uma construção de meses a cada edição. Ficamos com o coração quente em saber que Belo Horizonte pode contar com a Revista BH in Press para comunicar tudo que acontece na economia criativa por aqui! Um grande abraço. Nos vemos no Minas Trend >31.


 

Movimentando a inovação, conexões e oportunidades no mercado da moda em Minas Gerais


O Minas Trend desempenha um papel fundamental no cenário econômico e cultural de Minas Gerais. Este evento de moda não apenas coloca o estado no mapa internacional da indústria fashion, mas também impulsiona a economia local ao atrair investimentos, promover o networking entre profissionais do setor e fomentar negócios. Além disso, o Minas Trend proporciona uma vitrine para os talentosos designers e marcas mineiras, destacando a riqueza criativa e o artesanato único da região. Ao longo dos anos, tornou-se um ponto de encontro imperdível para os amantes da moda, contribuindo significativamente para a projeção e o desenvolvimento sustentável da indústria no estado. Com isso podemos dizer que o Minas Trend 31 vai marcar história e agradeço a Franciely Martins por participar dessa entrevista com todo o seu conhecimento que entregou insights incríveis sobre o mercado da moda em Minas Gerais.



Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira