Entrevista com Armando Winter
CEO na Synergy Venture Builder, Energy Hub Ventures, H2G Ventures / Conselheiro da Connsult S.A, iauü Music Business e ACMINAS
Entrevista realizada por Diego Ferreira
Mudando o mundo com inovação e geração de oportunidades no mercado
Startups de energia estão transformando a sociedade e o mercado ao desenvolver soluções mais acessíveis, sustentáveis e descentralizadas. Com tecnologias como energia solar, armazenamento inteligente e plataformas de gestão eficiente, essas empresas estão democratizando o acesso à energia limpa, impulsionando a transição energética e criando novos modelos de negócio que desafiam as estruturas tradicionais do setor.
Para saber mais sobre esse mercado e outros temas interessantes realizei uma entrevista com Armando Winter. Confira o bate-papo repleto de insights.
Como começou seu interesse pelo setor de startups e oportunidades de investimentos? Compartilhe mais sobre o início da sua jornada
Desde o início da minha carreira, eu tinha um sentimento no coração de fazer tudo diferente do que estava posto aí pelo Mundo. Eu sempre tive um enorme apetite em criar, desenvolver e escalar negócios, mas somente aos 27 anos, descobri que tudo isso estava contido no mercado de Inovação. Todos os ensinamentos, experiências, metodologias e conceitos estavam se desdobrando no mercado e eu não tive dúvidas de transacionar minha carreira executiva, para a carreira de empreendedor em Inovação.
Aproveite para falar mais sobre o que despertou seu interesse pelo setor de energia, com certeza uma área importante no mercado brasileiro
O setor de Energia vive hoje o que chamamos de Transição Energética e este é um assunto de importância geo-política. Está ligado à soberania dos países, poder e influência global. Sempre pensei que a inovação pudesse contribuir para o setor de energia com muito impacto, melhoria de vida das pessoas e um mundo mais justo a todos. Então sentir que nossas soluções ajudam a melhorar a vida de milhares de pessoas conecta com meu propósito de vida.
Agora aproveite para falar mais sobre a Synergy Venture Builder e Energy Hub Ventures. Compartilhe com o nosso público o papel dessas iniciativas no mercado. Fique à vontade para destacar conquistas importantes nas iniciativas.
Atualmente lidero 03 Venture Builders de Energia, Energy Hub Ventures, Synergy Ventures e H2G Ventures. Nosso papel é tornarmos co-founder, minoritário e estratégico de startups de energia (saneamento, oil&gas e hidrogênio) que também estão na tese. E neste papel, nosso objetivo é levar a startup para o próximo nível empresarial. Investimos nessas startups para melhorar a estrutura em todas as áreas da empresa e deixá-la pronta para se relacionar com clientes e investidores. Pronta para escalar!
Como você vê o futuro da energia renovável e seu impacto no mercado de startups? Aproveite para compartilhar suas principais conquistas atuando neste setor
Vejo que o futuro do Setor de Energia está começando agora. Está em plena disrupção. Novas tecnologias, novas tendências e novas formas de pensar o mercado estão surgindo e sendo frequentemente aderidas pelas empresas. Claro, é um mercado regulado e portanto tem que obrigatoriamente seguir alguns ritos e padrões, mas está aberto como nunca esteve antes.
Atualmente nosso valuation está em R$ 120 milhões, com 19 startups e crescendo. Conseguimos captar mais de 15 milhões para as startups do portfólio, entregamos recentemente a criação de Conselho Consultivo para todas elas, em um movimento muito estratégico e estruturado. Entregamos também uma série de melhoramentos tecnológicos e operacionais. Me anima muito quando vejo o que ainda está por vir.
Compartilhe um pouco sobre sua atuação na Connsult S.A, My Shareholders e iauü Music Business. Fale mais sobre a atuação dessas iniciativas no mercado.
Costumo dizer para as pessoas que buscam entender meu trabalho, que eu sou um ecossistema. E isso muda tudo. Então, além do setor de energia, eu criei outras empresas que crescem em outros mercados. No caso da Connsult, percebemos que há uma demanda infinita por desenvolvimento de soluções tecnológicas, portanto, ela é uma Fábrica de Software que visa desenvolver tecnologia da ideação a escala para seus clientes.
Já a Smart Board nasceu da necessidade do mercado em montar e gerenciar um Conselho Consultivo de forma prática, segura e ágil. Ela é capaz de comercializar mandatos de Conselheiros e gerenciar toda a governança em apenas um ambiente.
E por fim, não menos importante, a iauu Music Business que é marketplace de comercialização de shows. Tenho uma paixão por música, é minha preferida entre as 07 artes. Entendi que você compra uma pizza, passagens aéreas ou ações de uma empresa de forma online, mas não contrata um artista. Então, quero resolver isso
Com certeza você tem muita experiência no mercado. Aproveite para compartilhar quais características você considera essenciais em uma startup de energia para ter sucesso?
É como o alinhamento dos planetas. São muitos acontecimentos para que as startups estejam prontas para escalar. Entretanto, vejo o foco em vendas, a busca por resolver um problema real no mercado e o comprometimento do founder em fazer acontecer como características elementares. Ter um Venture Builder e um Conselho Consultivo são boas práticas que abreviam o caminho.
Aproveite para deixar um recado final para o público da Revista BH in Press que gosta de acompanhar o mercado da economia criativa em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.
Se leu até aqui, certeza que já é um vencedor. Portanto, se entende que posso ajudá-lo de alguma forma, conecte-se comigo no Linkedin e vamos gerar novas oportunidades. Acredito que a Economia Criativa já é uma realidade no mercado, ampla e aceita. Contribui para o PIB, impacta vidas, gera empregos e empresas. Daqui para frente só melhora!
Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira