Entrevista com André Chaves


Fundador da 4D Imobi / Ex Presidente da ABMEN (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios) / Conselheiro na SICOOB Empresas

Entrevista realizada por Diego Ferreira

Conhecendo o ambiente de inovação e oportunidades no mercado de condomínios

 

O mercado de condomínios no Brasil está em constante crescimento, impulsionado pela urbanização, pelo aumento da busca por segurança e pela valorização de serviços que agreguem conveniência aos moradores. Com a digitalização e a profissionalização da gestão condominial, surgem oportunidades para startups e empresas que oferecem soluções em automação, segurança, sustentabilidade e administração eficiente. Além disso, o segmento de serviços compartilhados, como coworkings e espaços de lazer dentro dos condomínios, tem se expandido, criando novas possibilidades de negócios e inovação no setor.


Para saber mais sobre esse mercado e suas oportunidades realizei uma entrevista com André Chaves, Founder da 4D Imobi. Confira o bate-papo repleto de insights.

 

Como começou seu interesse pelo mercado de condomínios e história com a 4D Imobi? Compartilhe mais sobre sua jornada com o nosso público


Tenho como uma das minhas principais formações a de mentor, chegando inclusive à presidência da ABMEN (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios), projetos que me orgulho muito, como o Dolphin Tank de mentores para preparar startups para os tubarões do Shark Tank (programa de TV). Dentre essas mentorias, em 2019, fui contratado por uma das maiores administradoras de condomínios do Rio de Janeiro. E estando lá, infelizmente, algumas questões do mercado condominial me desagradaram e, ao invés de lamentar ou reclamar, busquei criar algo diferente e inovador que levasse SORRISO NO ROSTO E DINHEIRO PRO BOLSO DOS CONDÔMINOS, assim surgiu a 4D imobi, com a missão de transformar o mercado condominial, ajudando as pessoas a viverem melhor juntas como famílias, como vizinhos, como comunidades. Nossa grande inspiração é colecionar sorrisos.


 

Empresas e startups que oferecem soluções para condomínios atuam em um mercado bem competitivo. Compartilhe com a gente os principais desafios na jornada de crescimento da 4D imobi.


 

Diferente de outros mercados, nos quais o fator político tem um peso tradicional, no universo condominial o fato do cargo do síndico e conselho serem eletivos trazem esse elemento à tona com muita força, além disso, o perfil do síndico médio é conservador em relação à mudanças bruscas, assim desde que nascemos temos ajustado o discurso para que sejamos competitivos, no entanto, sem perder nossa essência e valores.



 

 

 

 

Muito notável no seu perfil do Linkedin sua conexão com o ambiente de inovação! Como esse fator tão importante impacta na sua atuação na 4D Imobi e outros projetos?


Agradeço a observação e palavras, realmente o Linkedin é uma das redes sociais que mais invisto meu tempo, embora do ponto de vista condominial ainda as demais são mais acionadas. Disrupção e inovação são a nossa marca. Certamente a agilidade e precisão que conseguimos aferir aos nossos trabalhos, encantam aqueles que contam com nossos serviços, por exemplo, se domingo à noite um condômino chamar minha equipe no WhatsApp, solicitando a segunda via do boleto, ela terá instantaneamente o retorno direto da Sindy, a inteligência artificial da 4D imobi, além disso, também hoje ela é capaz de responder praticamente qualquer questão acerca do condomínio que esteja na Convenção (“certidão de nascimento do condomínio”), Regulamento Interno (regras específicas daquela comunidade), Contratos, Atas de assembleia, entre outros.

 

 

Fale mais sobre sua jornada profissional na ABMEN (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios). Aproveite e compartilhe mais com o nosso público sobre sua atuação como mentor e o impacto positivo que isso gera no mercado. Alguma dica para quem deseja se tornar mentor de negócios?


 

A mentoria funciona muito como um psicólogo da pessoa jurídica, ou seja, as decisões são tomadas pelo mentorado (paciente), assim utilizamos nossa experiência e vivência na forma de histórias envolventes, oferecemos nossos contatos (networking), fazemos perguntas provocantes para ajudar a organizar as ideias e decidir um caminho ou direção, porém a palavra final é sempre do interlocutor. Tanto que levei essa dinâmica para o ecossistema condominial, a administradora já tem esse papel, ou seja, somente executar, porém fomos além temos sessões de mentoria de negócios para condomínios, enquanto o empreendimento estiver sob nossa administração, e com esses mecanismos chegamos a economizar 64 mil reais no ano para um condomínio. Se você, que está do outro lado, tem intenção de se tornar mentor, uma das principais recomendações é treinar a paciência e tolerância, pois embora seja um trabalho absolutamente prazeroso, especialmente quando os resultados são positivos e aparecem, ele também é desafiador na medida em que como expliquei você será o copiloto na jornada e terá que aceitar as escolhas do motorista e, em alguns casos, ajudá-lo a retornar para o prumo ou mesmo pivotar, mesmo você tendo o alertado.

 

Aproveite e compartilhe mais informações sobre sua atuação profissional na SICOOB Empresas! Como é atuar como conselheiro na iniciativa? Fique a vontade para destacar histórias de sucesso na sua atuação.


Tenho muito o DNA do cooperativismo, de sermos mais fortes juntos! No Sicoob Empresas estimulamos os cooperados a fazer negócios entre eles. Além de conselheiro também ajudo os empresários que se inscrevem nas rodadas de negócios do Sicoob Empresas a melhorar o seu pitch para saber comunicar melhor o seu produto ou serviço e fazer mais negócios. Em alguma esfera vejo a metodologia do Sicoob similar àquela que acredito para os condomínios, ou seja, transparência total, é um orgulho para mim fazer parte desse seleto grupo e contribuir com essa instituição tão pujante.


 

Atuar com mentoria envolve apoiar e direcionar diversos empreendedores, empresas e startups que sonham em crescer no mercado. Deixe algumas dicas para o nosso público de empreendedores em Belo Horizonte que estão nessa jornada de crescimento.

 

 

Saiba que geralmente a jornada tende a ser solitária, mas não precisa. Atualmente existem muitas iniciativas, inclusive como publicações extraordinárias como a Revista BH in Press, então busque unir forças, além disso, deixo abaixo alguns dos pilares que buscamos trabalhar durante as mentorias, que geralmente ajudam muito:


*Conheça seu cliente: Entenda o que ele precisa e adapte sua solução ao mercado local.

*Tenha propósito: Saiba o problema que resolve e o impacto que deseja causar.

*Seja resiliente: Supere desafios com paciência e aprendizado.

*Use tecnologia: Invista em inovação para melhorar processos e encantar clientes.

*Crie contatos: Participe de eventos e conecte-se com outros empreendedores.

*Controle as finanças: Monitore receitas e despesas para manter a empresa saudável.

*Adapte-se: Esteja pronto para mudar quando o mercado exigir.

*Valorize sua equipe: Contrate bem, treine e motive seus colaboradores.

*Com planejamento, execução e paixão, você terá sucesso!


Aproveite para deixar um recado final para o público da Revista BH in Press que gosta de acompanhar o mercado da economia criativa em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.

 

Quero agradecer imensamente à Revista BH in Press pelo convite para este bate-papo inspirador. É um privilégio poder compartilhar nossa jornada com uma publicação tão relevante e respeitada, que tanto contribui para o fortalecimento da economia criativa em Belo Horizonte.

Belo Horizonte, com sua cultura rica e seu povo acolhedor – um dos mais simpáticos do Brasil! –, tem um mercado condominial extremamente pujante e cheio de oportunidades. Estamos entusiasmados para, em breve, levar a experiência 4D imobi aos mineiros, transformando a gestão condominial com inovação, economia e sorrisos no rosto dos condôminos. Fico à disposição, assim como toda a equipe da 4D imobi, para trocar ideias, tirar dúvidas e contribuir ainda mais com o crescimento deste setor tão importante. Mais uma vez, obrigado pelo espaço e pela oportunidade de conectar nossas histórias. Sucesso a todos e até breve.




Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira