Entrevista com Felipe dos Anjos Almeida
Top Voice no Linkedin e SAP Strategy Influencer na Accenture
Entrevista realizada por Diego Ferreira
Comunicação, acesso à educação e crescimento profissional no Linkedin! Conheçam a jornada do Top Voice Felipe dos Anjos Almeida
Não é novidade que a comunicação gera oportunidades, acesso a informação, inclusão e com isso muito impacto social! Atualmente uma das plataformas que mais tem se empenhado nessas causas é o Linkedin e nela temos muitos profissionais que utilizam sua presença para desenvolver essas atividades. Entre milhões de usuários ao redor do mundo temos como destaque os Top Voices, são usuários no Linkedin que se destacam pela sua atuação no mercado, alcance das suas atividades e em como se comunicam. Entre esses Top Voices, temos o Felipe dos Anjos Almeida! Ele foi eleito uma das 20 pessoas mais influentes do Linkedin pelo prêmio iBest no TOP20+. Também trabalha na Accenture e é um dos profissionais de SAP (System Applications and Products in Data Processing) mais influentes do mundo no Linkedin.
Nessa entrevista vamos saber mais sobre sua jornada pessoal, profissional e como hoje ele se tornou um profissional de destaque no mercado e um dos influencers no Linkedin que mais leva acesso à educação na plataforma. Confira o bate-papo!
Compartilhe com a gente um pouco sobre o início da sua jornada profissional. Aproveite e fale sobre o seu primeiro contato com o Linkedin.
Quando eu estava terminando o ensino médio na Escola Estadual Governador Milton Campos em Belo Horizonte, eu estava me preparando para fazer o vestibular, na minha época o ENEM não é isso que temos hoje, existia duas opções, passar na prova da UFMG ou passar em uma faculdade paga, e em 2005 não tinha esse tanto de opção de faculdade não, muito menos o EAD tinha a força que tem hoje, uma faculdade não era menos que 500,00 reais, e o salário mínimo em 2005 era 300,00 reais, então vocês podem imaginar que minha opção era passar na UFMG ou passar na UFMG, o que não aconteceu, muitas pessoas pra apenas 400 vagas e eu não consegui entrar.
Os anos foram passando, eu fiz 20 anos, mudei de emprego, 22 anos, 23 anos, 24... Aquele momento que você acredita que nunca vai conseguir se formar porque nunca sobra dinheiro, você tem que ajudar em casa, tem outras contas, até que fiz uma promessa, falei que iria tentar o ENEM naquele ano e se não desse certo eu ia desistir dessa idéia de graduação, em 2015 o ENEM já era isso tudo que é hoje, já tinha o SISU, Pro-Uni etc... Então eu fiz o ENEM e confesso que sem muitas esperanças, já tinha deixado o ensino médio a quase 10 anos e não achei que eu estaria tão preparado assim para concorrer com os mais novos, e não é que eu passei, depois de 10 anos eu passei com uma bolsa de estudos de 100%, eu realmente não consigo explicar em palavras como essa foi a melhor notícia da minha vida, foi como se tudo tivesse mudado de uma hora pra outra, e confesso que mudou, meu pensamento mudou, minhas metas mudaram, parecia que eu tinha recebido uma injeção de esperança.
Comecei a faculdade de Ciências Contábeis em janeiro de 2016, mesmo ano que fui contratado pela Accenture Brasil na qual entrei em maio de 2016, meu ano estava só começando, eu estava na faculdade, empregado e batalhando mais e mais pro meu crescimento. Foi na Accenture que eu tive um contato maior com o SAP, entrei como um usuário de contas a pagar, apenas tendo acesso de visualização no sistema e do outro lado fazendo contabilidade na faculdade. Foi por essa combinação que eu quis aprender mais sobre o sistema, achei que iria me ajudar na minha formação, acabou que tomei carinho pelo SAP e comecei a estudar mais e mais sobre o mesmo.
Foi nestes estudos de SAP, pra tentar melhorar meu conhecimento que eu percebi que não existia muita informação de SAP para iniciantes, digo usuários mesmo, tudo era muito segmentado por módulos, termos muito técnicos, uma abordagem voltada mais pra pessoas com intuito de ser consultores e eu era só um usuário. A partir destas percepções eu tive uma idéia de mapear o que estava aprendendo, foi quando comecei a criar alguns documentos pro meu uso pessoal, de acordo com meu trabalho e demanda, a típica colinha que a gente faz de alguma demanda pra ajudar a gente a lembrar quando for fazer ela de novo.
Cada mês que passava eu estudava mais e mais sobre SAP, criava mais e mais conteúdo para o meu dia a dia, e com o tempo acabei me tornando uma pessoa mais senior dentro do projeto, ou na boa e velha linguagem o mais velho de casa naquele momento, isso me abriu portas de treinar os novatos, foi aí que eu entendi que gostava de compartilhar estes conhecimentos, de criar estes conteúdos e materiais, depois de criar a documentação pra dar a aula para um time de novatos eu tive a idéia de postar ela aqui no LinkedIn, achei que este documento poderia ajudar alguém, isso foi por volta de setembro de 2019, eu não tinha nem 2 mil conexões aqui, e por algum motivo a postagem viralizou, eu vi que como eu existe um tanto de usuários de SAP que estão meio perdidos no sistema querendo aprender mais e mais e sem saber ao certo por onde começar
Atualmente você trabalha na Accenture Brasil, fale mais sobre a sua relação profissional com a empresa aqui em Belo Horizonte e como enxergam sua presença no Linkedin.
O seu perfil no Linkedin foca muito em temas que envolvem impacto social e um deles é o acesso à educação. Como esse tema apareceu na sua vida e como o seu perfil no Linkedin apoia tantos profissionais que querem ter acesso a esse tipo de conteúdo?
Atualmente temos milhões de empresas no Linkedin e Belo Horizonte tem um mercado ativo com uma variedade de oportunidades. Como você enxerga a importância do mercado de empresas e startups mineiras conseguirem ter mais presença no Linkedin?
Você é um dos TOP Voices mais seguidos e influentes no Linkedin e com certeza viveu um ano repleto de trabalho. Quais foram os principais desafios e conquistas de 2023 e o que podemos esperar do seu trabalho em 2024?
Aproveite para compartilhar com o público da Revista BH IN PRESS algumas dicas de como começar a utilizar o Linkedin para atrair oportunidades profissionais ou até mesmo empreender.
Não é regra, mas eu no meu Linkedin procruro a constância, postar frequentemente no mínimo 3 vezes por semana e sempre em horários específcios para que meus leitores entendam a frequência do meu conteúdo. Os melhores horários apra postagem no meu ver são de 06:00 as 08:00 e de 18:00 as 21:00
Deixe um recado final para o público da Revista BH IN PRESS que gosta de acompanhar diversos mercados e iniciativas de comunicação em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.
Minha dica é, abra sua mente para o Linkedin, lá é muito mais que uma plataforma de busca de emprego, lá você atinge networking, faz amigos, aprende cursos, está em aberto para inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Comunicação e presença que fazem a diferença
Um dos objetivos da minha coluna aqui na Revista BH IN PRESS é trazer histórias de profissionais que podem inspirar outras pessoas e até mesmo empresas, startups e organizações que desejam crescer no mercado. A jornada pessoal e profissional do Felipe é com certeza uma que pode nos ensinar muito sobre comunicação, marketing pessoal, inclusão, diversidade e principalmente o acesso à educação. Convido vocês a acompanhar o perfil dele no Linkedin para ficar atualizado com o trabalho que ele desenvolve no Linkedin
Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira