Entrevista com Márcia Andrade Carmo Azevedo
Gerente do P7 Criativo
Entrevista realizada por Diego Ferreira
Conheça mais sobre um espaço importante para o desenvolvimento da Indústria Criativa de Minas Gerais
Em 2022 foi inaugurado na Praça Sete em Belo Horizonte, um pólo de tecnologia voltado para o fomento da economia criativa chamado de P7 Criativo, é fruto de uma parceria público-privada entre a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e o Governo de Minas.
O P7 Criativo está localizado no edifício projetado por Oscar Niemeyer e conta com 25 andares, podemos destacar o espaço como uma comunidade em que empresas e pessoas da Criatividade, inovação e tecnologia podem fazer conexões, empreender, colaborar entre si e desenvolver negócios relevantes.
Para falar mais sobre o P7 Criativo e o impacto que essa iniciativa tem na economia e ambiente empreendedor de Minas Gerais, entrevistei a Márcia Andrade Carmo Azevedo que é gerente do P7 Criativo e compartilha com a gente mais informações sobre o seu trabalho e o que podemos esperar em 2024! Confira o bate-papo repleto de informações.
Como começou seu interesse pelo mercado da economia criativa? Compartilhe com a gente o início da sua jornada profissional na FIEMG e como isso levou ao P7 criativo em Belo Horizonte.
Fui convidada por um superintendente da FIEMG a gerenciar um projeto de criação de um HUB de Economia Criativa, escutei e me propus a gerenciar. Neste momento ainda não tinha ainda muito conhecimento sobre o tema , mas ao longo de minha jornada de 25 anos na FIEMG trabalhei com áreas como audiovisual, design, comunicação, gastronomia, etc.... conforme a frase “ .... “ . Aceitei pq vi que seria uma forma de explorar áreas inovadoras, alinhados com meus interesses e valores, e seria uma honra participar de um projeto que engloba diversas áreas como também tecnologia, arte, mídia, entretenimento. O potencial de impacto da criação deste HUB também me atraiu para esse mercado.
Fale mais sobre o trabalho e história do P7 Criativo! Aproveite e compartilhe mais sobre o impacto que essa atuação tem na economia de Minas Gerais.
O P7 Criativo foi criado em 2016 e inaugurado em 2017. O P7 Criativo tem como objetivo trabalhar a indústria criativa como instrumento estratégico no desenvolvimento socioeconômico do estado de Minas Gerais, contribuindo para a diversificação, competitividade, inovação, atração de investimentos, sustentabilidade, inclusão social e internacionalização da economia mineira. O P7 visa consolidar um hub de talentos através de conexões entre Startups, Empreendedores, Empresas, Coletivos, Fundos de Investimentos e Instituições de Ensino e Pesquisa. A iniciativa abrange setores como Tecnologia da Informação, Arquitetura, Cultura e Patrimônio, Publicidade, Audiovisual, Design, Moda, Gastronomia, entre outros.
Para operacionalização do projeto foi criada a Associação P7 Criativo, independente, sem fins lucrativos, que une as instituições CODEMIG, FIEMG, Sebrae Minas, Fundação João Pinheiro e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A Associação tem o objetivo de articular os setores e integrar iniciativas públicas e privadas, criando um ambiente de negócios favorável para desenvolver os arranjos produtivos.
Atualmente o P7 criativo fica localizado na praça sete, bem no coração do hipercentro de Belo Horizonte. Conte mais sobre a mudança do P7 para o prédio icônico projetado por Oscar Niemeyer na década de 50 e como isso ajuda no desenvolvimento da capital mineira.
O P7 Criativo está no emblemático Edifício Oscar Niemeyer, na Praça Sete de Setembro, hipercentro de Belo Horizonte. O edifício abrigou o Banco do Estado de Minas Gerais-Bemge, nome pelo qual a edificação é, até hoje, identificada. O edifício foi completamente revitalizado, com o objetivo de reunir em seus 25 andares espaços de coworking, andares e salas para empresas da Indústria Criativa, laboratório aberto, biblioteca, auditório e salas de reunião, restaurante/rooftop, café e espaço memória. Esse modelo de ocupação garante, além da revitalização do hipercentro da capital, o atendimento às necessidades regionalizadas, estendendo ao interior do estado os benefícios da iniciativa.
O P7 Criativo é uma comunidade no qual um dos principais objetivos é empreender, colaborar entre si e desenvolver negócios relevantes. O que empresas e startups e diversos setores podem encontrar no P7? Aproveite e fale um pouco das empresas que estão atuando com vocês.
O P7 Criativo disponibiliza aos membros residentes acesso a programas de apoio, consultorias e mentorias, estudos e dados de mercado, conexão com os principais agentes do ecossistema e atuação orientada para gerar resultados. Oferece também uma série de benefícios e recursos para as empresas residentes aqui tais como: a) Networking e Colaboração, proporcionando oportunidades para conexões e colaborações entre empresas, startups, empreendedores, investidores e profissionais de diversas áreas, através de eventos internos e programação. Nossos Espaços de Trabalho compartilhados, proporcionando um ambiente inspirador e colaborativo para equipes trabalharem. Eventos e Workshops, onde frequentemente organizamos e recebemos eventos, workshops e palestras sobre temas relevantes para a economia criativa e inovação, oferecendo oportunidades de aprendizado e networking. Integração com Ecossistema de Inovação, permitindo que empresas e startups estejam imersas em um ecossistema de inovação vibrante, com acesso a parceiros, fornecedores e oportunidades de negócios
Agora vamos falar de 2024! O que podemos esperar no P7 esse ano? Tanto em eventos, parcerias e oportunidades para empresas, startups e profissionais de diversos setores.
Aproveite para deixar um recado final para o público da Revista BH in Press que gosta de acompanhar o mercado da economia criativa em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.
No geral, um HUB de economia criativa e inovação oferece um ambiente dinâmico e estimulante para empresas e startups explorarem novas ideias, desenvolverem projetos inovadores e expandirem suas redes de contatos e colaborações. O P7 tem um clima vibrante com muita criatividade, inovação e cultura. As pessoas se surpreendem ao conhecer aqui. Então convido a todos para fazerem parte deste movimento da Economia Criativa onde está transformando a nossa economia de Minas.
A importância da economia criativa para Minas Gerais
O P7 Criativo é mais um espaço especial em Belo Horizonte que empresas, startups e organizações no Brasil e exterior precisam conhecer. Uma iniciativa especial que tem um papel importante na economia criativa de Minas Gerais, um tema importante que já abordei na minha coluna aqui na Revista BH IN PRESS, que é essencial para a geração de novas ideias e oportunidades. Convido vocês a conhecer o P7 Criativo e segui-los nas redes sociais para ficar atualizado com o trabalho que desenvolvem.
Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira