Entrevista com Tatiana Regina Amiel

Apresentadora do Podcast FALA AÍ TATI -A voz Preta da Educação

Entrevista realizada por Diego Ferreira

Podcast como ferramenta de inclusão, diversidade e acesso à educação


Não é novidade que o formato do podcast tomou o mercado, ele é capaz de chegar em diferentes pessoas e setores do mercado que tem interesse em diversos temas. Mas você sabia que o podcast também pode contribuir com causas como acesso à educação, inclusão, diversidade e respeito às diferenças? Esse é o caso do Podcast FALA AÍ TATI - A voz Preta da Educação, apresentado e idealizado pela Tatiana Regina. O podcast já recebeu top voices no Linkedin e figuras que fazem a diferença na sociedade. Confira o bate-papo que tive com 

a Tatiana.

 

Fale um pouco da sua jornada pessoal e profissional. Como começou seu interesse no setor da educação?

A educação entrou na minha vida muito cedo. Sou primeira neta de uma família Argelina, negra, judia muito melindre com seus costume, mas muito incentivadora quando o assunto era educação. Minha bisavó era professora e o bisavô administrador. E foi essa base familiar que fomentou a educação para as próximas gerações da família. Quando uma família possui uma base educacional decerto os frutos virão. Sou formada em Letras, Pedagogia, Direito, Administração Escolar e Jornalismo.


Me tornei professora porque estava no sangue! Adoro o contato com os alunos, pais, professores e o poder transformador na vida educacional das pessoas e o que eles serão no futuro. Penso que todo o professor deve ter essa reflexão! Sou daquelas professoras exigente, incansável e extremamente divertida, que não desiste de nenhum aluno. E foi por esse motivo que por 27 anos me tornei Gestora Educacional, de professora a cargos como Coordenadora Pedagógica e Diretora que me deram a oportunidade de propor para outros professores a reflexão de que um excelente professor é responsável por uma sociedade justa e igualitária.



Como surgiu a ideia do Podcast FALA AÍ TATI? Fale mais sobre os temas abordados no podcast e o impacto positivo que ele gera no seu público.



FALA AÍ TATI é uma ideia social Ao longo da minha vida profissional tive a oportunidade de ocupar espaços que não eram reservados para pessoas negras, lugares que não projetados cargos de lideranças para pessoas negras, ou seja um Bug no sistema racista. Uma quebra no sistema educacional de alto padrão. FALA AÍ TATI nasce da necessidade de mostrar para população negra e periférica que não somos aquilo que o sistema racista diz! Que temos milhares de pessoas que venceram o racismo e que ocupam cargos importantes no mercado de trabalho. FALA AÍ TATI vem quebrando essa ideia de que o negro é sinônimo de vulnerabilidade criminal, pobreza e servidão. Logo, entrevisto pessoas que mudaram sua história e que lutam ainda contra o Racismo, mas que retornam para sua base e contam como alcançaram , reafirmando que é possível vencer todas as adversidades impostas pelo sistema racista. Nada de meritocracia, mas sim um processo incansável de luta.



Quais foram as principais conquistas do podcast em 2023? Aproveite para compartilhar um pouco sobre o que podemos esperar em 2024.



Uau....tive diversas conquistas! Em 2022 começo com o FALA AÍ TATI, mas foi em 2023 que tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas importantes na sociedade e que acreditam na Educação Antirracista como forma de equidade racial. Foi em 2023, que tive a certeza de que podemos mudar a mentalidade das pessoas, visto que o racismo é histórico e nocivo. NOVIDADE EXCLUSIVA PARA REVISTA BH - E em 2024 podem esperar um FALA AÍ TATI AO VIVO, isso mesmo! Iremos fazer um programa de entrevistas, com música ao vivo, plateia e muitos temas importantes para uma sociedade antirracista! Vale ressaltar que o FALA AÍ TATI é um programa antirracista, ou seja pessoas negras e brancas! Todos juntos rumo a uma mudança social.


Vimos que você tem uma presença forte no Linkedin! Como o ambiente de profissionais e empresas na plataforma contribui para o alcance e crescimento do podcast?



De todas as redes sociais, eu sou fã do Linkedln! Muito dos meus entrevistados são conexões do Linkedln, logo isso gera mais confiabilidade para o canal e os assuntos são de alta qualidade, por isso é fundamental postagem do material do FALA AÍ TATI, no Linkedln, pois muitas empresas podem acompanhar e até patrocinar o canal que é Educação Antirracista e tem uma importância social! Estamos buscando aliados!



O formato do podcast vem passando por um crescimento extraordinário no mercado brasileiro. Como você enxerga o impacto positivo que esse formato tem no setor da educação?


O FALA AÍ TATI é um caminho, para o ideologia maior, que é KEMET – ESCOLA ANTIRRACISTA DE ALTA PERFORMANCE. O crescimento do canal é o espaço para buscarmos fomentos para a abertura da Escola. KEMET é uma escola Antirracista de alta qualidade com a finalidade de formar jovens para o mercado de trabalho de alta performance, principalmente para as pessoas periféricas e negras da sociedade.



Fale mais sobre os convidados que já recebeu no podcast e quais gostaria de receber em 2024.


Os convidados do FALA AÍ TATI são a nata do profissionalismo do Brasil e internacional. Gratidão total, a lista de nomes é enorme das potências que passaram pelo FALA AÍ TATI, potências que eu jamais pensaria que teria a oportunidade de conversar e mais....sermos amigos! E o mais bacana, é que todos concordam com a necessidade de uma Escola Antirracista de Alta Qualidade. Adoraria receber e irei conquistar isso, visto que sou uma mulher argelina e o impossível não existe para uma mulher preta argelina... 2024 FALA AÍ TATI AO VIVO com nomes como GILBERTO COSTA, RAQUEL MAIA, EDU LYRA, ALAN SOARES... A lista é grande!



Aproveite para deixar um recado final para o público da Revista BH in Press que gosta de acompanhar o mercado da economia criativa em Belo Horizonte. Muito obrigado por participar desse bate papo.


Abro o FALA AÍ TATI sempre exaltado o potencial social que cada um tem! O mesmo farei com a Revista BH in Press em especial ao Diego Ferreira, encontrar pessoas que valorizam a luta Antirracista é mostrar que estamos no caminho certo e que temos aliados fortes e fundamentais! E foi exatamente esse reconhecimento que recebi da Revista e de toda a equipe. Ter um espaço para falar da importância de uma Educação Antirracista, dar visibilidade ao canal que potencializa pessoas pretas, que por conseguinte, influenciam positivamente nas periferias, levando para as crianças pretas, pobres e periféricas o direito de Sonhar com um mundo melhor é fundamental. Se todos os canais de comunicação tivessem essa preocupação, decerto o nosso país teria mais equidade racial . Shalom, querido Diego! Agradecida pela oportunidade e venha comigo nessa luta. FALA AÍ TATI – A Voz Preta da Educação.

Produtos da Halfstein


Comunicação que educa e gera oportunidades


Os setores da economia criativa são representados por uma vasta diversidade de profissionais e muitos ainda vão participar desse mercado que é essencial para a economia. Muitos desses futuros profissionais precisam ter acesso a educação para crescer profissionalmente e podcasts como o FALA AÍ TATI – A Voz Preta da Educação tem um papel importante em levar conteúdo que gera inclusão no mercado e ampliar protagonismo de muitas pessoas na sociedade. Confira o trabalho dela no canal do podcast no Youtube e seguindo o perfil da Tatiana no Linkedin e Instagram.



Conheça mais sobre o trabalho do Colunista Diego Ferreira